O CONTRA é um blog que tem como propósito trazer traduções e artigos originais ainda não publicados no Brasil. Embora se pretenda tratar de diversas áreas da espiritualidade e política, o foco principal é o socialismo budista e seus desdobramentos. O CONTRA também não se limita a apenas um tema e pode publicar algo que fuja da proposta original a qualquer momento, além de que pode — provavelmente irá — se alterar com o tempo.
Também é importante que se saiba que nem tudo publico aqui é de acordo com a visão do blog ou de seu autor, mas podem servir apenas para avançar ou iniciar um debate que ainda não existe, ou é muito pequeno, no Brasil.
Quero, neste blog, trazer uma visão crítica, honesta e profunda, evitando ao máximo o reducionismo filosófico que tanto é propagado no mundo ocidental em relação a tradição Budista. Reconheço que o budismo é, em seu âmago, uma religião revolucionária que foi degenerada pelo imperialismo, colonialismo e capitalismo. Isso não significa que o budismo possa ser reduzido a politicagem ou socialismo vulgar, mas sim que é uma tradição muito mais profunda do que se é difundido popularmente e que deve ser vista como algo único e diferente de tudo que já foi dito antes. O budismo é o budismo, nada mais e muito mais.
O blog é composto por artigos e traduções de autores pouco propagados no Brasil, bem como por textos originais. Todos os conteúdos são produzidos com base em fontes confiáveis e sob uma perspectiva crítica, com o objetivo de fornecer ferramentas para a reflexão e ação coletiva.
Convido você a acompanhar o blog para conhecer mais!